Wearables: Conheça as Tecnologias Vestíveis
No sentido literal wearable é uma palavra de origem inglesa que significa vestível. Mas afinal, o que é uma tecnologia vestível?
Mas, afinal, o que é Computação Vestível?
A Computação Vestível, também conhecida como Tecnologia Vestível, pode ser entendida como uma redefinição da interação humano-máquina, onde o usuário estaria “vestindo seu gadget”. A Computação Vestível está diretamente interligada ao advento da Internet das Coisas (IoT), podendo até mesmo ser considerada um subconjunto da IoT.
Desde a década de 1960 que a Computação Vestível faz parte do nosso cotidiano. Esse fato pode ser explicado pela evolução da computação, que foi a maior responsável pela intensificação desse processo, pois com o poder de processamento e a miniaturização de seus componentes foi possível criar dispositivos mais leves e funcionais.
Em 1980, a Computação Vestível passou a chamar a atenção no meio acadêmico, mas foi em 2012 que ela ganhou notoriedade global. O Google Glass, os óculos inteligentes criados pela Google, causaram um grande impacto na tendência de Tecnologia Vestível. A partir do seu lançamento, o conceito de óculos inteligentes foi popularizado, levando outras gigantes de tecnologia a olharem para esse mercado.O que são dispositivos vestíveis?
Pode-se afirmar que a Tecnologia Vestível é uma nova tendência tecnológica, pois ela apresenta significativas projeções de crescimento. Com potencial para trazer benefícios a qualquer área de atuação, os wearables podem proporcionar experiências inéditas.
Perspectivas e mercado
O mercado de tecnologias vestíveis está altamente aquecido, pois os disposivos inteligentes facilitam o nosso dia a dia, além de garantir melhor desempenho em atividades esportivas, monitorar a saúde e oferecer maior segurança, principalmente em atividades profissionais.
Um exemplo disso é a sua utilização no esporte. Esses acessórios inteligentes e peças de vestuário, que são produzidas com tecidos e materiais altamente tecnológicos, possibilitam o monitoramento do desempenho físico dos atletas e mostram dados importantes para que possam maximizar seus resultados. Normalmente, o formato mais usado no meio esportivo são pulseiras (smartbands) ou relógios (smartwatches), conectados de forma integrada com smartphones.
Além do mercado esportivo, existe uma grande demanda no mercado de Entretenimento. Um exemplo disso são os óculos de realidade aumentada, próprios para assistir filmes ou jogar games.
Mesmo sendo um campo novo, os dispositivos vestíveis estão cada
vez mais se expandindo na medicina atual. Cada vez mais novas formas de
aparelhos para medir pressão arterial, batimentos cardíacos,
eletrocardiogramas e entre outras funcionalidade são criadas. Com a
evolução da computação, a tendência é que esses dispositivos sejam cada
vez mais introduzidos na medicina, ajudando assim, a diminuir gastos e
tornar os tratamentos mais eficientes, possibilitando até mesmo o
monitoramento do médico à distância.
Por esses e outros motivos, a expectativa para o futuro dos ‘wearables’ é grande. No primeiro trimestre de 2019, cerca de 88 mil unidades desses produtos foram vendidas e a projeção é que este número chegue a 461 mil unidades comercializadas, gerando um aumento de 91%, em comparação ao ano anterior. O mercado de computação vestível alcançará a marca de US$ 150 bilhões/ano até 2027. Hoje mais de 320 milhões destes produtos, entre roupas e acessórios, já estão no mercado, número que deve dobrar até 2021. Estima-se que 2,6% da população mundial já seja usuária ativa de tecnologia vestível, o que demonstra a força deste mercado.
Para saber mais
Dispositivos “vestíveis” estão chegando ao ambiente corporativo
Comentários
Postar um comentário